JOVEM PEÃO DE TIETÊ PARTICIPA DE RODEIO INÉDITO NO TEXAS EM OUTUBRO
- Nova Regional FM
- 2 de out.
- 3 min de leitura
Kaio Henrique Barros, de 25 anos, faz parte do grupo de competidores da Ekip Rozeta que irá participar da primeira competição oficial da modalidade Cutiano fora do Brasil
O peão de Rodeio Kaio Henrique Barros, representante de Tietê (SP), está confirmado no Brazilian Rodeo, evento que acontece dia 15 de outubro no Cowtown Coliseum, em Fort Worth no Texas (EUA). O evento que é uma iniciativa da Ekip Rozeta, um dos principais Campeonatos de Rodeio do Brasil e Barral Ranch, celebra a cultura e a força do Rodeio Brasileiro, tendo como destaque a modalidade Cutiano.

Esta será a primeira vez que a modalidade de montaria em cavalos tipicamente brasileira terá uma competição oficial fora do país. A modalidade que completou 70 anos de história em 2025, foi a que deu origem ao Rodeio nacional nos anos 1950 e se mantém com grande popularidade entre os fãs de Rodeio.
“Tenho pensado nisso todos os dias desde que recebi o convite. Vai ser uma experiência que vamos guardar pra vida toda,” comentou Barros, que se destaca como um dos nomes mais conhecidos da nova geração desta modalidade. “É uma honra fazer parte deste grupo que vai disputar a primeira competição de Cutiano nos Estados Unidos, ainda não dá pra ter noção do que vai ser tudo isto, mas eu sei que vai ser histórico e me sinto honrado em fazer parte,” completou o competidor de 25 anos.
Sua trajetória nas arenas teve início em 2017, quando começou a competir em Rodeios regionais e foi conquistando seu espaço em eventos maiores. Em 2022, devido a ser um talento promissor, Kaio Henrique recebeu a oportunidade de competir na Festa do Peão de Americana, consagrada como uma das maiores do Brasil.
O competidor, então com apenas 22 anos, não apenas superou a pressão de estar lado a lado com os nomes mais premiados da modalidade Cutiano, como terminou o evento com o título de Campeão. A partir dali ele passou a fazer parte oficialmente da Copa Rozeta Cutiano, principal Campeonato da modalidade no país e que realiza anualmente cerca de 50 etapas em diversos estados brasileiros.
“Nos últimos anos pude competir em todos os grandes Rodeios do país, conquistar títulos e bons resultados. É algo que sempre sonhei e que está acontecendo, por isso me sinto muito realizado, mas ainda quero muito mais,” revelou ele, que está novamente entre os 10 melhores do ranking do Campeonato deste ano.
Com seu visto de entrada aprovado pelo Consulado dos Estados Unidos recentemente, Kaio Henrique Barros fará parte do grupo de 10 competidores que participarão do evento no Texas e deve embarcar para a América do Norte juntamente com os demais competidores no dia 12 de outubro.
Quanto aos animais norte-americanos, o paulista explica que há diferença em relação aos cavalos brasileiros, embora a qualidade dos animais em nosso país viva seu auge na modalidade. “Os cavalos de lá são bem diferentes dos nossos, são mais fortes, mais puladores, mas temos estudado bem eles e vamos saber aproveitar bem os pulos e realizar grandes montarias,” completou.
O comentarista Enrique Moraes, presidente da Ekip Rozeta e um dos idealizadores do evento no Texas, confirma o quão histórico será a participação dos competidores da modalidade Cutiano. “Nunca tivemos uma competição oficial do Cutiano fora do Brasil, então esses competidores que estão indo para lá vão fazer história, serão lembrados daqui 30, 50 anos,” declarou.

Moraes ressalta que a competição será realizada no Cowtown Coliseum, em Fort Worth, a arena coberta mais antiga do Rodeio mundial e que foi inaugurada em 1908, o que torna o evento ainda mais especial. “Nossa modalidade verde e amarela vai brilhar na arena mais tradicional dos Estados Unidos, será um momento histórico,” completou.
Resultado de um projeto arrojado da Ekip Rozeta em parceria com o Barral Ranch, localizado no Texas, a primeira edição do Brazilian Rodeo contará também com a modalidade de Montaria em Touros, somente com atletas brasileiros, além de Laço em Dupla. Laço Individual e Três Tambores.
“Será a grande celebração do Rodeio brasileiro na América, uma integração entre Brasil e Estados Unidos, as duas principais potências deste esporte. O evento em si já é especial e ainda tivemos a oportunidade de levar a modalidade Cutiano, para mostrar aos norteamericanos e ao mundo o nosso estilo de montar,” finalizou. Todos os competidores que embarcam para o evento, retornam a tempo de disputarem a Final Nacional da Copa Rozeta Cutiano, que acontece de 13 a 16 de novembro em Joaquim TávoraPR. Pelo segundo ano consecutivo, o campeão da temporada irá receber como prêmio uma casa no valor de 200 mil reais, totalmente equipada com energia solar.
Mais informações sobre o Brazilian Rodeo estão nas redes sociais do evento e da Ekip Rozeta - @brazilianrodeo / @ekiprozetaoficial Assessoria: Agência PrimeComm – Fotos: Divulgação / Ekip Rozeta
Comentários