Cemaden amplia alertas de risco para cidades do RJ, de MG, de SP e do ES por causa da chuva; veja cenário
- Nova Regional FM
- 4 de abr.
- 1 min de leitura
Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu seu mais alto nível de alerta para a região de Petrópolis por causa da previsão de chuvas persistentes no sábado (5) e no domingo (6).

Nuvem de chuva carregada sobre a região da Grande SP — Foto: Reprodução/TV Globo
O órgão federal responsável por alertar contra desastres naturais no Brasil emitiu na madrugada desta sexta-feira (4) uma atualização dos alertas para situações de grande risco por causa dos temporais previstos para o Sudeste até domingo (6).
O alerta mais alto no relatório do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) continua válido para a região de Petrópolis. O Cemaden emitiu alerta de perigo "muito alto" (entenda abaixo a classificação dos alertas) para esse trecho da região serrana do Rio por causa da previsão de chuvas persistentes no sábado (5) e no domingo (6).
Entretanto, nos novos alertas de riscos geo-hidrológicos, Juiz de Fora (MG) e Cachoeiro de Itapemirim (ES) passam a figurar com risco alto para deslizamentos, principalmente no fim de semana. Além disso, reforçou o risco alto para áreas urbanas do RJ, SP, MG e ES.🌩️ O que são eventos geo-hidrológicos? São fenômenos naturais relacionados à água (hidrológicos) e ao solo (geológicos), muitas vezes intensificados por chuvas. Eles incluem:
Enchentes e inundações
Enxurradas
Alagamentos
Deslizamentos de terra
Quedas de barreiras
➡️De acordo com a Climatempo, os acumulados de chuva podem superar os 300 milímetros em algumas regiões nesse período. No Rio de Janeiro, o volume pode superar a média para todo o mês de abril.
Comments