top of page

Onda de calor: Inmet amplia alerta vermelho de grande perigo a 11 estados até o dia 26 terça

Antes, o aviso era para nove estados e iria até domingo. O alerta vermelho é emitido quando um fenômeno meteorológico é de intensidade excepcional.

O aumento da intensidade da onda de calor que afeta o Brasil fez o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ampliar, nesta sexta-feira (22), o alerta de "grande perigo" por causa das temperaturas acima da média para 11 estados e o Distrito Federal e estender o aviso até terça-feira (26).

O alerta anterior era para 9 estados e até domingo (24). 🌡️ Calor atípico: A onda de calor começou na segunda-feira (17) e deve ter o ápice neste fim de semana, com tendência de ainda afetar regiões do interior na próxima semana. Em algumas localidades, são previstas marcas na casa dos 43°C.

Estão sob alerta de "grande perigo":


  1. Bahia

  2. Distrito Federal

  3. Goiás

  4. Maranhão

  5. Mato Grosso

  6. Mato Grosso do Sul

  7. Minas Gerais

  8. Pará

  9. Paraná

  10. Rio de Janeiro

  11. São Paulo

  12. Tocantins


O alerta é válido até as 18h de terça (26).

🚨 De modo geral, um alerta vermelho, segundo o Inmet, é emitido quando é esperado um fenômeno meteorológico de "intensidade excepcional, com grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana".

🔥 A recente elevação dos termômetros tem relação direta com o El Niño muito mais rigoroso neste ano e com a Crise do Clima (causada pela emissão de gases de efeito estufa), que torna os eventos climáticos extremos mais comuns. Cuidados básicos

O calor excessivo diminui a umidade relativa do ar, o que pode levar a problemas respiratórios, ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. O órgão orienta que as pessoas bebam bastante líquido, não façam atividades física, evitem exposição ao sol em horários mais quentes do dia, usem hidratante para pele e umidifiquem o ambiente.

2 visualizações0 comentário
bottom of page