top of page

20 anos de Orkut: 6 recursos da rede social que os apps de hoje não têm

Lançamento da extinta rede social completa duas décadas nesta quarta-feira (24); relembre algumas funcionalidades exclusivas que fizeram bastante sucesso no Orkut


O Orkut faria 20 anos nesta semana se não tivesse sido desativado em 2014. Ao longo dos anos 2000, a rede social foi amplamente utilizada por internautas brasileiros, que lembram com carinho e nostalgia os recursos da plataforma. O site continha, inclusive, funcionalidades que não existem em apps de hoje, como a possibilidade de enviar depoimentos fixados no perfil ou de ver quem visitou a sua página. Além disso, os jogos, que também estão presentes no Facebook, foram muito mais marcantes no Orkut, destacando-se nomes como Colheita Feliz, BuddyPoke e Café Mania. Embora a maioria das fontes aponte que o Orkut foi lançado em 24 de janeiro de 2004 — ou seja, ele faz 20 anos nesta (24) —, alguns sites apontam que o lançamento ocorreu no dia 22 ou 23. De qualquer forma, a antiga rede social faz aniversário nesta semana e, por isso, vale a recordação. Na lista abaixo, relembre alguns recursos e funcionalidades do Orkut e mate as saudades. 1. Ver quem visitou o perfil


Um dos recursos mais apreciados pelos usuários do Orkut era a possibilidade de acompanhar quem visualizou o seu perfil. Essa funcionalidade era atualizada diariamente, exibindo o nome e o link da página de quem que fez a visita. Embora a função pudesse ser útil para flertar por meio da rede social, também poderia gerar problemas caso uma pessoa visitasse a página de outros internautas indesejados.

Vale ressaltar que era possível desativar o recurso, assim, o nome do usuário não aparecia na lista de outra pessoa após visitar o perfil dela. Contudo, com a função desativada, também não era permitido saber quem visitou a própria página. O recurso do Orkut é, até hoje, bastante desejado por internautas que utilizam redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter (X). Os visitantes até aparecem no LinkedIn, mas apenas de forma limitada, sendo preciso pagar a versão premium para poder conferir a lista completa de visitantes. Uma rede social em que o recurso é bem semelhante ao do Orkut (sendo possível ativar ou desativar) é o TikTok. 2. Avaliações


No Orkut, era possível avaliar amigos em três categorias, que eram exibidas no perfil da pessoa: legal, confiável ou sexy. Cada opção tinha um ícone, preenchido automaticamente pela plataforma considerando a porcentagem de respostas recebidas. Na época, muitos usuários queriam ter todos os ícones preenchidos para construir uma boa reputação na rede social.

Outro recurso disponível era a possibilidade de virar “fã” de um amigo, clicando no ícone de uma estrela. A contagem de fãs também ficava à mostra no perfil dos usuários, o que criava uma disputa para saber quem era mais popular. Embora tenha sido uma funcionalidade muito presente no Orkut, ao longo do tempo, as avaliações perderam força e pararam de ser um indicador de sucesso na plataforma.


3. Mudar a cor da rede social

Mais uma função da rede social era a possibilidade de mudar a cor do perfil para além do azul padrão, personalizando a experiência dos usuários. O Orkut disponibilizou tonalidades como amarelo, rosa e vermelho, que eram aplicadas em links e detalhes da página.

Vale ressaltar, porém, que a cor padrão do Orkut era azul, e, inicialmente, não podia ser alterada. O layout da plataforma foi reformulado em 2009, mas, antes disso, se os usuários tivessem interesse em trocar a cor da rede social, era preciso usar extensões que mudavam a cor apenas para o dono da conta, sem alterar a visualização dos outros usuários. Além de não ter muita utilidade, as extensões podiam ter vírus ou malwares que danificavam o computador.


4. Depoimentos


Os depoimentos são uma das funções que mais marcaram o Orkut. Eles eram nada mais do que uma declaração pública de afeto que as pessoas podiam enviar para os amigos. O diferencial é que essas mensagens eram fixadas no perfil dos usuários, por isso, era comum que as pessoas brigassem para ficar no topo dos depoimentos de um amigo em comum, destacando sua relevância na vida da pessoa.

Os depoimentos também podiam ser usados para conversar de maneira privada na rede social, pois eles eram aprovados pelo destinatário antes da publicação, ao contrário dos scraps, que eram exibidos publicamente instantaneamente. 5. Scraps Scraps eram mensagens públicas que os usuários enviavam uns para os outros no Orkut. Como não havia uma aba privada, eles funcionavam como uma espécie de mural de recados. Geralmente, os scraps eram utilizados para fazer uma declaração, enviar uma mensagem aleatória ou puxar conversa com outra pessoa.

Para demonstrar popularidade na rede social, diversos usuários exibiam no mural todos os scraps que recebiam. Por outro lado, outras pessoas apagavam as mensagens para manter a privacidade, inclusive, era comum se deparar com a frase “leio, respondo e apago”.


6. Jogos Por fim, os jogos foram muito populares no Orkut. Na Colheita Feliz, por exemplo, o usuário tinha que cuidar de uma fazenda, cultivando animais e uma plantação de vegetais. Já no Buddy Poke, era possível criar um avatar personalizado com as características físicas do usuário e interagir com os personagens de seus amigos. No Café Mania, o usuário devia administrar uma cafeteria, enquanto no Joga Craque o internauta era um jogador de futebol e precisava gerenciar sua carreira.

1 visualização0 comentário
bottom of page